x_d56cc4f

terça-feira, 30 de abril de 2013

Bartolomeu Campos de Queirós - Eu indico!!!

 Tenho uma amiga apaixonada por literatura, através dela fui apresentada as belas e envolventes obras de Bartolomeu. Outro dia fui 
surpreendida com o Livro A árvore, me emociono cada vez que leio
" Passo horas do meu relógio decorando as lições que minha árvore me ensina.
Ela não sabe que é minha professora"  
recentemente me presenteou com o Livro:
 Depois do Silêncio, escritos sobre Bartolomeu Campos de Queirós, 
organizado por Lucilia Soares e Ninfa Parreiras. 
Me encantei!!!

Me utilizo das palavras de Mario Cafiero a Bartolomeu:
 "Me surpreendo com a beleza de suas palavras."

Bem como, das palavras de José Castello:
"Escritores como Bartolomeu andam desarmados, com o peito exposto.
Mais que peito, o próprio coração"

E ainda das de Maria Lúcia Simões, 
quando relembra um personagem do livro, Menino de Belém:
" Esse menino nos aproximou da paz, nos encantou com seu coração desarmado e nos fez descobrir o que há de grandioso nas coisas pequenas que muitas vezes esquecemos de olhar"

Utilizo-me agora de uma postagem escrita por Jaciana, eterna apaixonada por Bartolomeu, a quem ela chama intimamente de Bartô, pois mesmo sem conhecê-lo pessoalmente, é completamente íntima de suas obras e ações:

"Andréia Cristyane Fernandes não podia deixar de fazer chegar esse livro em suas mãos!
 Infelizmente, Bartolomeu Campos de Queirós se foi e não tive o mesmo prazer que teve Salizete Freire Soares e tantos outros de conhecê-lo pessoalmente, quando esteve aqui em Natal, por inúmeras vezes...(tão perto de nós!) ... Mas , graças a Deus, o conheci! ... Primeiramente, através da sua valiosa iniciativa de idealizar "O Movimento Por um Brasil Literário". Depois... pelos depoimentos de Cláudia Santa Rosa, Mirianzinha, Grace, Salizete e outros... nos encontros do Projeto Escolas Leitoras. E por fim... através de suas obras... Quanta poesia? ( logo eu, que sou apaixonada por poesia!!!) ... Me encontro em cada verso, em cada palavra que escreveu!... Ao ler Bartolomeu... constantemente necessito interromper a leitura para secar as incontidas lágrimas provocadas pelo movimento que faço, durante a leitura, com as minhas vivências do passado, do presente e até das que desejo para o meu futuro, para o futuro do meu filho, para o futuro da humanidade!!! Mas... é essa a magia da literatura! É esse o poder das palavras de Bartolomeu! (e de tantos outros " bons escritores"!) Enfim, é isso que me fascina!!! E tenho certeza que era esse o desejo de Bartolomeu, quando idealizou o MPBL (Movimento Por um Brasil Literário)... Promover o exercício da leiitura literária a todos os brasileiros, para que toda a sociedade tivesse o prazer dessa vivência, que a leitura literária nos proporciona!!! 
Amiga aí está... Depois do silêncio... 
"o eco emocionado... de alguns dos admiradores do inesquecível BARTO!!!"
Postado no dia 20 de abril de 2013
 https://www.facebook.com/photo.php?fbid=500472353334899&set=p.500472353334899&type=1&theater

Bartolomeu e suas obras tocam o coração!!!
Tocou o meu!!! 

Trecho do Livro Vermelho Amargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recadinho!!!
Obrigado pela visitinha!!!

Tudo de mim!!!!!