x_d56cc4f

domingo, 24 de julho de 2011

De volta!!!! Saudades Literárias!!!!

Depois de alguns dias sem "bloguear" devido a algumas mudanças boas!!!
Estou de volta com muitas novidades literárias!!!


Finalmente, apesar das dificuldades, demos início as atividades do tão sonhado e desejado e esperado Projeto de Leitura Literária na Escola Municipal Professora Íris de Almeida Matos, Parnamirim/RN: O Projeto Sopa de Letrinhas.

Refletindo sobre esse Projeto, e referendando as condições do ato de ler, Geraldi (1997) diz que:  "Na escola não se lêem textos, fazem-se exercícios de interpretação e análise de textos. E isso nada mais é do que simular leituras."
A leitura literária constitui uma desafio maior, tanto para o aluno, quanto para o professor.
A crença de que o texto é apenas um amontoado de palavras cujos sentidos devem ser extraídos para se chegar a mensagem, constitui um forte entrave para o desenvolvimento do leitor crítico.
Sendo assim, o resultado final, recorrente desse tipo de leitura, é a "formação de um pseudo-leitor, passivo e disposto a aceitar a contradição e a incoerência." (Kleiman, 2001).

Com a atividade de leitura, principalmente a leitura literária, apreendemos os valores e ideais que permeiam a sociedade e como se dá a mobilidade das idéias e das pessoas.
Segundo JOUVE (2002), a leitura deve ter o intuito primordial de recrear e divertir, sem, no entanto, deixar de agir no público, influenciando, assim, as mentalidades, pré-formando comportamentos e motivando atitudes. Destarte, descarta-se o leitor passivo e avulta-se o leitor que constrói sentidos, galgando uma “experiência desestabilizante” em si e sobre seus valores.
"O interessante do texto lido não vem mais então daquilo que reconhecemos de nós mesmos nele, mas daquilo que aprendemos de nós mesmos nele. [...] O que a leitura permite, portanto, é a descoberta de sua alteridade. O “outro” do texto, seja de uma personagem, sempre nos manda de volta, por refração, uma imagem de nós mesmos" (Jouve, 2002)
Desta forma, o nosso Projeto Literário deseja aguçar os quatros sentidos leitores, instigando a ver, ouvir, ler e saborear uma deliciosa Sopa de Letrinhas.
Andréia Cristyane


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recadinho!!!
Obrigado pela visitinha!!!

Tudo de mim!!!!!