x_d56cc4f

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Jeferson Mediador Mirim de Leitura do Projeto Sopa de Letrinhas é destaque no Jornal da Prefeitura de Parnamirim/RN

Destaques

Estudantes participam de roda de conversa com editor

Terça-feira, 23 de Agosto de 2011, às 11h 49


  
Alunos das escolas Osmundo Farias, Íris de Almeida e Augusto Severo participaram nesta terça-feira, 23 de agosto, da “Roda de Conversa: a leitura, o livro e o editor” protagonizada por José Xavier Cortez, presidente da Editora Cortez. O evento foi realizado no auditório da Escola Municipal Augusto Severo pela Secretaria Municipal de Educação, através do projeto Rede Potiguar de Escolas Leitoras.
José Cortez contou as crianças sua experiência como ex-lavrador, marinheiro e lavador de carros até sair do Sertão do Seridó aos 18 anos de idade. Ao se mudar para São Paulo estudou e trabalhou arduamente até conquistar posição de destaque no mercado editorial e livreiro, tornando-se um dos mais reconhecidos editores do país.
Cortez disse ter prazer em compartilhar sua história de vida com as crianças de Parnamirim. “Quero mostrar a eles a importância da leitura. Tudo que tenho e tudo que sou conquistei com os livros. È preciso que as pessoas se desenvolvam através da leitura”, destacou o editor.
O presidente da editora Cortez se emocionou com poesia sobre sua vida elaborada e recitada pelo aluno do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Íris de Almeida, Jéferson Leandro da Silva Martins, 10 anos. “Gosto muito de ler, então tenho facilidade para escrever poesias. Esta foi a terceira poesia que fiz”, disse. Questionado o tipo de leitura que ele mais aprecia, Jeferson responde: “Sendo livro qualquer um leio”. Na ocasião, também estava presente o professor e poeta, José Acaci, que apresentou cordéis do Projeto Cordel na Sala de Aula. 
Durante a abertura do evento, que integra a programação da 3ª Semana de Cultura de Parnamirim, a secretária municipal de Educação, Vandilma Oliveira, falou da importância da leitura na vida de qualquer pessoa. “A leitura é imprescindível na vida de todas as pessoas, especialmente na formação das crianças. E a história de vida de Cortez é um exemplo para essas crianças”, destacou Vandilma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recadinho!!!
Obrigado pela visitinha!!!

Tudo de mim!!!!!