x_d56cc4f

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Lançamento de mais um Projeto Literário na Escola Íris de Almeida

Movidos pela necessidade de construir uma sociedade leitora - reflexão proposta no Projeto Rede Potiguar de Escolas Leitoras, o qual participamos - percebe-se a urgência da promoção literária, sobretudo, por se entender que "a leitura de obras literárias cumpre um papel importante no desenvolvimento do ser humano, quer no sentido estrito de favorecer o trato com a escrita, quer no mais amplo de educar os sentimentos e favorecer o entendimento das relações sociais." (Cosson)
É nessa perspectiva que a Escola Municipal Profª Íris de Almeida Matos, busca promover a leitura literária partindo do Projeto Sopa de Letrinhas. Paralelamente, ao Projeto, várias outras atividades estam sendo realizadas, como: Leitura de mães para filhos no ambiente escolar (Turma da Profª Luciene), Cordel em sala de aula (Turma da Profª Sandra), Literatura em casa (Turma da Profª Kelly), Projeto Cortez (Com o embaixador da Leitura Jeferson Leonardo), entre outros.

"Buscar a claridade demanda um simples gesto de abrir janelas. Começar um diálogo demanda simplesmente pronunciar a primeira palavra."(Francisca Izabel Pereira Maciel)
Com isso, propondo trazer mais claridade e mais diálogo para o estreitamento da relação entre educação, leitura e literatura, surge o Projeto Literário: Lendo, Saboreando, Literando e Caligrafando com Dona Sofia, baseando-se na obra de André Neves: A Caligrafia de Dona Sofia, livro esse recheado de poesias e encantamento.
Nosso propósito é, a partir do referido Projeto, despertar a sensibilidade poética nas crianças, transformando a sala de aula num espaço de criatividade, alegria e prazer. Afinal, a poesia perpassa nossa vida, dialoga com nossa sensibilidade, é inerente a nossa condição e deve estar presente na ração diária que nos faz, a cada dia, humanos.
O lançamento oficial do Projeto acontecerá em dois dias, sendo eles, 13 e 17/07/2012, no pátio da escola, na Rua Feliciano Martins, 177, Monte Castelo, Parnamirim, a partir das 8h. Onde teremos também a abertura oficial da Tenda Literária e da Sala de Leitura José Xavier Cortez, em homenagem ao Sr. Cortez (Dono da Editora Cortez e dono de uma história de sucesso, oriunda da leitura)
Tel para contato: 3644-8330 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recadinho!!!
Obrigado pela visitinha!!!

Tudo de mim!!!!!