x_d56cc4f

sábado, 18 de junho de 2011

Contamine-se!!!

Inicio minhas palavras hoje citando um texto que muito me comove de Ana Maria Machado:

“Não sei o que está havendo com a formação dos professores hoje, mas com certeza[...] eles não tiveram seu entusiasmo pela literatura despertado e, sem isso, não estão preparados para transmitir aos jovens o que eles mesmos não tem. Não acredito que ninguém ensine outra pessoa a ler Literatura. Pelo contrário, estou convencida, isso sim, de que uma pessoa passa para a outra é a revelação de um segredo – O amor pela Literatura. Mais uma contaminação do que um ensino.”

Hoje, FELIZMENTE, percebo algumas ações contaminando as instituições de ensino. Um movimento que está redescobrindo a Leitura Literária, incorporando-se a rotina escolar e indo além dos muros da escola.
No Rio Grande do Norte temos belos exemplos de mobilização, articulação e formação com o intuito de promover essa prática, citarei alguns e seus links:

O Mundo Encantado da Imaginação - Parnamirim/RN
http://saladeleituraomundoencantadodaimagina.blogspot.com

Cafeteria Literária – Parnamirim/RN
http://cafeteriasaborliterario.blogspot.com

Leitura em todos os cantos e recantos do quilombo – Currais Novos/RN

Academia Estudantil de Letras – Apodi/RN


O contato com o universo literário sustenta benefícios preciosos. Quanto mais se lê, mais se aprende a ler, e neste movimento é que as competências se alicerçam, a motivação se mantém, os desejos brotam, a fluência acelera, a sensibilidade se enriquece.

Contamine-se com a leitura e contamine a todos ao seu redor!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recadinho!!!
Obrigado pela visitinha!!!

Tudo de mim!!!!!