x_d56cc4f

terça-feira, 21 de junho de 2011

FÓRUM DE LEITURA - 2º ENCONTRO ESTADUAL 2011 - REDE POTIGUAR DE ESCOLAS LEITORAS

“O amor pela literatura:
Mais uma contaminação do que um ensino”
Ana Maria Machado



No último dia 20/06/2011 aconteceu na Assembléia Legislativa em Natal/RN o 2º Encontro Estadual da Rede Potiguar de Escolas Leitoras, no qual tive o privilégio de participar.

No evento, como não poderia ser diferente, muita literatura, poesia, emoção...
Antes da abertura oficial nos deliciamos com a escritora Celeste Borges, pseudônimo de Maria do Céu de Ponte Moreira, que apresentou o livro: O casamento do Sapão Serafim com a Borboleta Flor.
A educadora Claúdia Santa Rosa, diretora do IDE -  Instituto de Desenvolvimento da Educação –, organização não-governamental comprometida com iniciativas que promovem o fortalecimento da escola pública, de modo a torná-la capaz de oferecer uma educação básica de qualidade social para todas as crianças e adolescentes, abriu o fórum, dando boas vindas a todos, relatou a viagem ao Rio de Janeiro para participar com o grupo de professores do RN, do 13º Salão da FNLIJ – Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Após o relato deu início a Mesa 1 que tratou das Políticas Públicas de promoção da Leitura – Por um Rio Grande do Norte de Leitores.
Presente no fórum o Deputado Mineiro trouxe informações sobre a pesquisa Retratos da Leitura, que pode ser conferido no site http://www.prolivro.org.br/ , ainda explanou sobre a Lei nº 9.105 que elaborada em parceria com a União Brasileira de Escritores do Rio Grande do Norte, tem como objetivo principal dinamizar e democratizar o livro e seu uso mais amplo, como meio principal na difusão da cultura e transmissão do conhecimento, fomento da pesquisa social e científica e conservação do patrimônio cultural do Estado, além de incrementar a produção editorial estadual.
O texto na íntegra pode ser conferido no endereço eletrônico:http://www.mineiropt.com.br/media/uploads/publications/CARTILHA__LEI_DO_LIVRO_HENRIQUE_CASTRICIANO_II.pdf

Em seguida a Professora Mirianzinha, assessora técnica da Secretaria Municipal de Educação de Natal, recitou o poema: Delírio do verbo, de Manoel de Barros e descreveu as ações da secretaria na promoção da Leitura Literária, relatando com muita alegria a criação do Comitê de elaboração do Plano Municipal de Leitura Literária.
Após a fala de Mirianzinha, a Professora Marizete Amorim, Secretária Adjunta de Educação de Parnamirim, relatou as experiências literárias realizadas na cidade e concluiu sua fala informando que está em estudo a minuta do projeto de lei que assegura a promoção da leitura literária, o espaço, o profissional e o acervo para tal atividade. 
O projeto Cidade que lê, foi muito bem explanado pela Secretária de Educação da cidade de Ipanguaçu a Professora Jeane, representando a UNDIME – União Nacional dos Dirigentes Municipais e Estaduais – disse que a cidade tem sensibilidade e reconhece a necessidade de promover a leitura.  
Finalizando esse primeiro momento a fala foi concedida a Márcio Farias, da Secretaria Extraordinária para Assuntos da Cultura e Fundação José Augusto. Márcio explicou que a Biblioteca Câmara Cascudo está passando por reformas e já está previsto um projeto de promoção da leitura com tendas para leitura, empréstimo de livros e devolução voluntária.  
Em seguida uma nova mesa foi organizada para a explanação dos trabalhos, bem sucedidos, desenvolvidos nas escolas do RN. Segue a lista das apresentações:
  •  E.E. Djalma Marinho: Leitura, prazer e arte (Natal)
  • E.E Claúdia Camarão: O sentido da leitura (Natal)
  • E.E Izabel Gondim: Sabores da Leitura – Literatura de cordel – Um tesouro a ser explorado (Natal)
  • E.M Laércio Fernandes: Escola e Família – Por uma Política de Formação de Leitores (Natal)
  • E.M Augusto Severo: Caixa de leitura no mundo da imaginação (Parnamirim)
  • E.M Leitura em todos os cantos e recantos do Quilombo  (Currais Novos)
E assim finalizou as atividades do 2º Encontro Estadual da Rede Potiguar de Escolas Leitoras.
Esse Fórum não trouxe receitas prontas nem roteiros demarcados, mas apontou direções, sugeriu caminhos, provocou discussões e ofereceu subsídios, para que todos ali presentes, pudessem aprofundar conhecimentos e renovar sua ação literária no cotidiano escolar.
Andréia Cristyane.



 
“A leitura inaugura-se no coração.
Os olhos são apenas um detalhe.”
José de Castro

 


 FOTOS DO EVENTO
Profª Francilene e eu aguardando o inicio do Fórum


Eu ladeada pela Profª Francilene(esquerda) e Profª Jaciana(direita)


Secretária Adjunta de Educação de Parnamirim Profª Marizete Amorim

Secretária de Educação de Ipanguaçu Profª Jeane
Deputado Mineiro e Márcio Farias

Coordenadora da E.M Profº Laércio Fernandes em Natal
Jaciana Sousa, apresentando o Projeto Escola e Família

Gestor  Luiz Carlos da E.M Augusto Severo em Parnamirim
apresentando o Projeto Caixa de Leitura

Coordenadora da Rede Potiguar de Escolas Leitoras de Parnamirim
Profª Angélica

Gestor Josias Ivo da E.M Profº Humberto Gama em Currais Novos
apresentando o Projeto Leitura em todos os cantos e recantos
do Quilombo.




Eu com os irmãos que fazem a Leitura acontecer!!!
Josias e Jaciana


Profº Geraldo e Profª Angélica
Coordenadores entusiastas da promoção da Leitura em Parnamirim
Com vocês tenho aprendido muito!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recadinho!!!
Obrigado pela visitinha!!!

Tudo de mim!!!!!