x_d56cc4f

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Confraternização da Rede Potiguar de Escolas Leitoras em Parnamirim/RN

O projeto Rede Potiguar de Escolas Leitoras em Parnamirim, que reúne atualmente 38 escolas e cerca de 50 professoras mediadoras de leitura teve seu último encontro na última sexta-feira, 16, às 7h30, no condomínio Boungaville.
Para celebrar mais um ano de trabalho semeando a leitura literária entre os meninos e meninas de Parnamirim, o projeto trouxe a escritora Salizete Freire que participou de um sarau e uma troca de livros com todos os presentes.
A professora Salizete, diante de tantos depoimentos emocionados de agradecimento, disse que “Estas coisas não passam em caixa registradora. Isso é fazer leitura!  Juntar no coração, catar e declamar.  O mundo sem a leitura seria extremamente pobre.  A leitura não estão apenas fazendo vocês pensar a vida, mas transformar esta cidade Parnamirim”.
Durante o sarau, mais emoções.  Florbela Espanca, Mário de Andrade, Cecília Meirelles, Patativa do Assaré, Carlos Drummond de Andrade e tantos outros poetas estiveram presentes nesse encontro através das vozes emocionadas das mediadoras de leitura e da secretária adjunta do município de Parnamirim, Marizete Amorim, que também participou do encontro.  A professora convidada disse que “quando a gente quer bem a agente diz poesia”.  E foram muitas as declamações de amor...
Com esse encontro encerrou-se um ciclo de ações que, ao longo do ano de 2011, compuseram momentos representativos na formação de professores que promovem a leitura nas escolas afiliadas.
Nesse contexto podem-se destacar atos literários, participação em fóruns, presença do editor Cortez – o qual doou 100 exemplares de livros à Biblioteca Rômulo Wanderley – presença de 150 educadores no 5º Seminário Prazer em Ler, palestras dos professores Tarcísio Gurgel e Antônia Neta, ambos da UFRN, entre outras tantas atividades realizadas pelas escolas dos pólos 13, 14 e 15.
A decoração também foi inspiradora.  Papai Noel, deitado, lia Marina Colasanti.  Uma “árvore” com fotos relembrou a todos os presentes os tantos momentos significativos que o projeto vivenciou.  E livros, muitos livros, por todos os lados. 
Cada professor participante recebeu um livro que relembra com quem é nosso compromisso.  Investindo assim tem-se desenvolvido o referido projeto, fruto de uma significativa parceria C&A-Ide-Semec/Parnamirim e da dedicação de um grupo de educadores abnegados entusiastas com a causa da propagação da leitura de literatura, com a formação de leitores com os quais se possam tornar reais sonhos possíveis.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recadinho!!!
Obrigado pela visitinha!!!

Tudo de mim!!!!!