Relendo essa obra de Paulo Freire, que tem uma linguagem poética e política.
Calma, tranquila e, ao mesmo tempo, inquieta, problematizadora e exuberante
a serviço do pensar,
do decidir e do optar para uma ação transformadora.
Vale a pena essa leitura!!!
O autor baseou-se durante o desenvolvimento do livro, em ideias
progressistas de ensino, isto é, levando em conta, principalmente, o
conhecimento do aluno em diálogo com a disciplina, porém oposto ao
caráter autoritário e assinalando a atitudes para estimulação da
liberdade para obter a disciplina, e também valorizando a experiência de
vida como primordial para o efetivo aprendizado. Além de evidenciar
severas críticas ao fatalismo, ao neoliberalismo e a globalização. Paulo Freire enfatiza que para um educador cuja perspectiva seja progressista
é necessário estar de acordo que só é possível ensinar em processo que é
obtido socialmente e, não se trata de um ato de transmissão de
conhecimentos, mas sim criação de oportunidades para a construção dos
saberes, representando um processo de formação, na qual o educando se
torna sujeito de seu conhecimento, porém, ambas as partes desse processo
passam por um aprendizado.
Quer conhecer mais???
Acesse - http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedagogia_da_Autonomia
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