x_d56cc4f

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Projeto Cordel em sala de aula

Desde que começou a desenvolver suas atividades na Escola Municipal Profª Íris de Almeida Matos, a Profª Sandra Barbalho, desenvolve em suas turmas o Projeto Cordel em sala de aula, abaixo segue em detalhes o Projeto desenvolvido pela mesma.

Projeto: O cordel como gênero literário a ser trabalhado na sala de aula
Professora: Sandra Macêdo Barbalho
Apresentação: O termo literatura de cordel, segundo vários autores, é empregado devido serem os livretos expostos à venda em cordões nas feiras populares. Segundo Hélder Pinheiro:
A expressão “literatura de cordel”
foi inicialmente empregada por estudiosos
da nossa cultura para designar os folhetos
vendidos nas feiras, numa aproximação com o que
acontecia em terras portuguesas. Em Portugal,
eram chamados cordéis os livros impressos
em papel barato, vendidos a preços baixos, pen-
durados em barbantes.( PINHEIRO,20001,p.13)
Tendo chegado ao Brasil como forma de escrita poética, o cancioneiro popular apropria-se dele e torna-o sua ferramenta de informação sendo tratado o Cordel como meio de comunicação das mais variadas notícias, mas não só isso como também como expressão poética de sua subjetividade falando de sentimentos, emoções e etc.
A estrutura do texto cordelístico é de extrema erudição, contradizendo o que se acredita ser de linguagem simplória. São escritos segundo regras com versos desde sextilhas, passando por setilhas a décimas e até a mistura dos três, chamadas de peleja.
Os primeiros cordéis escritos no Brasil são do século XIX.
Objetivo geral: Incentivar o contato com o Cordel aproximando os alunos desse tipo de texto, levando-os a valorização da cultura popular conhecendo sua estrutura.
Objetivos específicos.
1)      Reconhecer o Cordel como gênero textual;
2)      Incentivar a ler e escrever cordéis;
3)      Incentivar a leitura e interpretação do cotidiano por meio da leitura do Cordel;
4)      Promover a valorização desse gênero textual reconhecendo-o como produto literário da cultura nordestina.
Justificativa : A linguagem utilizada no Cordel é mais próxima a linguagem falada pelos próprios alunos por ser, em sua maioria, escritos por autores nordestinos tratando da própria cultura nordestina. Sendo pouco valorizados e tendo perdido a função que cumpriam no passado, de informar, têm perdido espaço enquanto meio de comunicação estando à margem da literatura. Por isso, a preocupação com sua difusão enquanto instrumento de manutenção e identidade da cultura regional. 
Metodologia: O projeto será desenvolvido durante todo o ano, realizando atividades semanais. Serão estudados autores como José Acaci, Nando Poeta e Cora Coralina (com base no livro “meu livro de cordel” desta autora), inicialmente pesquisando suas biografias, fazendo leituras dos textos, observando estrutura com aulas teóricas, assistindo vídeo, aula de campo à Casa do Cordel, estímulo a produção escrita dos alunos.
 
Ações desenvolvidas:
- Leitura de Cordéis: Mulheres em movimento - sobre dia internacional da mulher (Nando Poeta), Cordel da cidadania (José Acaci), o bilhetinho do céu (José Acaci), conselhos para juventude(José Acaci);
- Pesquisa biográfica inicialmente sobre José Acaci, no decorrer do projeto sobre os demais;
- leitura do Cordel sobre Morte de Lampião, o casamento da noiva, reescrita do texto em prosa;
- diferenciar texto escrito em verso e em prosa;
- Dramatização do cordel “ o bilhetinho do céu”
- Vídeo sobre cancioneiros, repentistas e cordelistas;
- Aulas teóricas sobre a estrutura do cordel ( estrofes, versos, rimas, sílabas poéticas, métrica, quantidade de versos do cordel)
- Aula de campo à casa do Cordel;
- Visita dos autores José Acaci e Nando Poeta à sala de aula;
- Produção de vídeo sobre o estudo do Cordel em sala de aula.

Avaliação: Se dará ao longo do projeto no envolvimento e realização das atividades desenvolvidas em sala e em aula de campo.


Visita a Casa do Cordel





Um comentário:

  1. Amei o seu projeto! Darei a dica a minha colega que está precisando para o projeto leitura de 2013...
    beijos!
    Neide.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recadinho!!!
Obrigado pela visitinha!!!

Tudo de mim!!!!!