A aula-passeio é uma situação de descobertas a partir de uma realidade vivida autêntica. Sendo assim, a aula-passeio leva a criança a uma maior autonomia, vivendo situações reais e assumindo maiores responsabilidades, ampliando o campo das investigações. Chegando a descobertas inesperadas e interessantes privilegiando o encontro com o outro de maneira diferente daquela do dia a dia na escola, promovendo uma troca afetiva e uma tomada de consciência de valores sociais importantes para a vida de todos.
Organizar uma aula-passeio significa trabalhar com os alunos para que:
Explorarem diferentes qualidades, situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas.
Ampliem as possibilidades de se perceber integrantes, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações sobre eles, contribuindo ativamente pela melhoria do meio ambiente.
Desenvolvam o sentimento de confiança, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania.
Sejam inovadores, criativos; saibam romper com o óbvio; ampliando a capacidade de formular perguntas que ninguém ousa, propondo o que ninguém proporia.
Questionem a realidade, formulando problemas e tratando de resolvê-los como meio de produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretando e usufruindo, utilizando para isso o pensamento lógico.
Compreendam o respeito mútuo como condição necessária para o convívio social democrático, respeito ao outro e exigência de total respeito a si.
Desenvolva-se como ser integral nas suas potencialidades, criando condições favoráveis para o aluno conhecer e compreender o mundo em que vive e assim poder construí-lo.
Compreendam o real, ou seja, o ambiente em que vivem nos seus mais variados aspectos, despertando um sentido crítico e adquirindo autonomia para melhorar a sua vida; preservando: a curiosidade para que cada vez mais procurem saber, o prazer de conhecer, compreender e descobrir.
Organizar uma aula-passeio significa trabalhar com os alunos para que:
Explorarem diferentes qualidades, situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas.
Ampliem as possibilidades de se perceber integrantes, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações sobre eles, contribuindo ativamente pela melhoria do meio ambiente.
Desenvolvam o sentimento de confiança, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania.
Sejam inovadores, criativos; saibam romper com o óbvio; ampliando a capacidade de formular perguntas que ninguém ousa, propondo o que ninguém proporia.
Questionem a realidade, formulando problemas e tratando de resolvê-los como meio de produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretando e usufruindo, utilizando para isso o pensamento lógico.
Compreendam o respeito mútuo como condição necessária para o convívio social democrático, respeito ao outro e exigência de total respeito a si.
Desenvolva-se como ser integral nas suas potencialidades, criando condições favoráveis para o aluno conhecer e compreender o mundo em que vive e assim poder construí-lo.
Compreendam o real, ou seja, o ambiente em que vivem nos seus mais variados aspectos, despertando um sentido crítico e adquirindo autonomia para melhorar a sua vida; preservando: a curiosidade para que cada vez mais procurem saber, o prazer de conhecer, compreender e descobrir.
Texto retirado do site: http://pedrinhaformati.blogspot.com.br/2009/07/planejamento-aula-passeio.html
Algumas fotos da aula passeio ao Forte dos Reis Magos/RN,
desenvolvida nas turmas de 4ºano,
Profªs Luciene Soares e Maria Carlos da
Escola Municipal Profª Íris de Almeida Matos:
"A alegria não chega apenas no encontro do achado,
mas faz parte do processo da busca.
E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura,
fora da boniteza e da alegria."
Só luzinha,
ResponderExcluirAndreia, você está de parabéns com essa baixinha ao seu lado, excelente alfabetizadora. Parabéns!
Eu tenho orgulho de tê-la como cunhada.
Josilda.