Desde que começou a desenvolver suas atividades na Escola Municipal Profª Íris de Almeida Matos, a Profª Sandra Barbalho, desenvolve em suas turmas o Projeto Cordel em sala de aula, abaixo segue em detalhes o Projeto desenvolvido pela mesma.
Projeto:
O cordel como gênero literário a ser trabalhado na sala de aula
Professora:
Sandra Macêdo Barbalho
Apresentação: O termo
literatura de cordel, segundo vários autores, é empregado devido serem os
livretos expostos à venda em cordões nas feiras populares. Segundo Hélder
Pinheiro:
A
expressão “literatura de cordel”
foi
inicialmente empregada por estudiosos
da
nossa cultura para designar os folhetos
vendidos
nas feiras, numa aproximação com o que
acontecia
em terras portuguesas. Em Portugal,
eram
chamados cordéis os livros impressos
em
papel barato, vendidos a preços baixos, pen-
durados
em barbantes.( PINHEIRO,20001,p.13)
Tendo chegado ao Brasil como
forma de escrita poética, o cancioneiro popular apropria-se dele e torna-o sua
ferramenta de informação sendo tratado o Cordel como meio de comunicação das
mais variadas notícias, mas não só isso como também como expressão poética de
sua subjetividade falando de sentimentos, emoções e etc.
A estrutura do texto
cordelístico é de extrema erudição, contradizendo o que se acredita ser de
linguagem simplória. São escritos segundo regras com versos desde sextilhas,
passando por setilhas a décimas e até a mistura dos três, chamadas de peleja.
Os primeiros cordéis escritos no
Brasil são do século XIX.
Objetivo
geral: Incentivar o contato com o Cordel aproximando os alunos
desse tipo de texto, levando-os a valorização da cultura popular conhecendo sua
estrutura.
Objetivos
específicos.
1)
Reconhecer o Cordel como gênero textual;
2)
Incentivar a ler e escrever cordéis;
3)
Incentivar a leitura e interpretação do
cotidiano por meio da leitura do Cordel;
4)
Promover a valorização desse gênero textual
reconhecendo-o como produto literário da cultura nordestina.
Justificativa
:
A linguagem utilizada no Cordel é mais próxima a linguagem falada pelos
próprios alunos por ser, em sua maioria, escritos por autores nordestinos
tratando da própria cultura nordestina. Sendo pouco valorizados e tendo perdido
a função que cumpriam no passado, de informar, têm perdido espaço enquanto meio
de comunicação estando à margem da literatura. Por isso, a preocupação com sua
difusão enquanto instrumento de manutenção e identidade da cultura regional.
Metodologia: O
projeto será desenvolvido durante todo o ano, realizando atividades semanais.
Serão estudados autores como José Acaci, Nando Poeta e Cora Coralina (com base
no livro “meu livro de cordel” desta autora), inicialmente pesquisando suas
biografias, fazendo leituras dos textos, observando estrutura com aulas
teóricas, assistindo vídeo, aula de campo à Casa do Cordel, estímulo a produção
escrita dos alunos.
Ações
desenvolvidas:
- Leitura de Cordéis: Mulheres em movimento - sobre dia
internacional da mulher (Nando Poeta), Cordel da cidadania (José Acaci), o
bilhetinho do céu (José Acaci), conselhos para juventude(José Acaci);
- Pesquisa biográfica inicialmente sobre José Acaci, no
decorrer do projeto sobre os demais;
- leitura do Cordel sobre Morte de Lampião, o casamento da
noiva, reescrita do texto em prosa;
- diferenciar texto escrito em verso e em prosa;
- Dramatização do cordel “ o bilhetinho do céu”
- Vídeo sobre cancioneiros, repentistas e cordelistas;
- Aulas teóricas sobre a estrutura do cordel ( estrofes,
versos, rimas, sílabas poéticas, métrica, quantidade de versos do cordel)
- Aula de campo à casa do Cordel;
- Visita dos autores José Acaci e Nando Poeta à sala de
aula;
- Produção de vídeo sobre o estudo do Cordel em sala de
aula.
Avaliação: Se
dará ao longo do projeto no envolvimento e realização das atividades
desenvolvidas em sala e em aula de campo.
Visita a Casa do Cordel
Amei o seu projeto! Darei a dica a minha colega que está precisando para o projeto leitura de 2013...
ResponderExcluirbeijos!
Neide.