Cordel colabora para melhorar aprendizagem em escola do RN
Segunda-feira, 28 de maio de 2012 - 11:33
No
município potiguar de Parnamirim, a literatura de cordel é estimulada
nas unidades de ensino. Além do projeto Cordel na Escola, da secretaria
de Educação, algumas instituições desenvolvem experiências próprias. Um
exemplo é a Escola Municipal Professora Íris de Almeida Matos. Lá é
feito um trabalho com literatura de cordel há três anos.
Graduada
em pedagogia, a professora Sandra Macedo Barbalho, responsável pelo
trabalho, está no magistério há 11 anos, com passagem pelas escolas
Professora Eulina Augusta e Neilza Gomes. Nesse período, a literatura de
cordel sempre fez parte de suas aulas. “É notório o interesse por parte
dos alunos”, destaca. “Consequentemente, o comportamento melhora, bem
como a aprendizagem.”
De acordo com a diretora, Andréia
Cristiane dos Santos Xavier, a escola sempre desenvolveu atividades
voltadas para a leitura, mas os professores se queixavam da falta de
estímulo por parte das famílias. “Isso me causava inquietação”, diz
Andréia. Ao constatar que algumas famílias não podiam oferecer
instrumentos de leitura, tanto por questões financeiras quanto por falta
de interesse, a comunidade escolar entendeu sua responsabilidade na
questão. Teve início, então, uma mobilização. As primeiras atividades
foram um carrinho literário e rodas de leitura.
Percebido o
interesse das crianças, foi criado o projeto Sopa de Letrinhas,
destinado a formar leitores. “Para despertar a magia guardada nos
livros, surgiram os mediadores mirins de leitura literária do projeto,
alunos com perfil leitor, carismáticos e desinibidos”, explica Andréia,
que é formada em pedagogia e especialista em coordenação pedagógica.
O
projeto cresceu e incluiu eventos literários como a Sopa de Letrinhas
Sabor Cordel, com o cordelista José Acaci, a pedido da professora
Sandra. Ficou acertado, então, que este ano a escola seria uma das
instituições participantes do projeto Cordel na Escola, da secretaria de
Educação, que a cada ano reúne quatro escolas.
Segundo a
diretora, com a realização do Sopa de Letrinhas foi possível observar
diversas melhorias no comportamento dos alunos. Aumentou o interesse
pela leitura, interpretação e escrita de textos, houve desenvolvimento
da criatividade e do respeito em ouvir o outro. Os estudantes também
ganharam postura ao se apresentar em público e se tornaram mais
participativos. A escola, que tem 500 alunos do primeiro ao quinto ano
do ensino fundamental, passou a participar também do projeto Rede
Potiguar de Escolas Leitoras, que incentiva a promoção da leitura nas
instituições públicas de ensino.
Fátima Schenini
Saiba mais no Jornal do Professor
Palavras-chave: cordel, leitura, literatura
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