x_d56cc4f

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Professor da USP ministra palestra em Parnamirim/RN



A Semana Pedagógica 2012 promovida pela Secretaria de Educação de Parnamirim apresentou na manhã de hoje, 28, no auditório Lean, no bairro da Liberdade, uma palestra com o professor Celso dos Santos Vasconcellos (USP) que abordou o tema “Avaliação da Aprendizagem: Por uma Práxis Transformadora”. O evento prossegue até a próxima sexta-feira.
Durante a palestra o professor Celso Vasconcellos falou sobre a importância da avaliação dos alunos que não mais é do que um juízo de qualidade e valor. “Precisamos tomar consciência dos acertos, dos erros e do desejo de ser mais”, disse o palestrante, explicando que a avaliação é uma forma de ajudar não apenas o aluno, mas também o professor, o diretor e os pais.
A consciência dos acertos é fundamental porque parte do positivo e permite ao aluno abrir o leque para novas aprendizagens. “Primeiro o professor sempre deve olhar o lado positivo, até para motivar o aluno. Esse momento é o da acolhida. Em seguida temos conhecimento dos erros e precisamos nos comprometer com a sua constatação”, justificou.
E por último há o desejo de ser mais, nato de de todo ser humano. Segundo o palestrante é preciso perceber e identificar esse desejo de ser mais, que já era citado por Paulo Freire. “O conhecimento novo se dá a partir do conhecimento prévio. Se o aluno não tem o conhecimento prévio, então devemos buscar esse conhecimento”, disse.
O palestrante também falou sobre a necessidade de mudar a avaliação e como promover essa mudança, que inclui o conteúdo, forma, intencionalidade, vínculo pedagógico, instituição e sistema”.
Amanhã, 29, a Semana Pedagógica traz a palestra da professora Naire Jane Capistrado – NEI-UFRN, no auditório da UnP, a partir das 7 horas. O tema será: Planejamento e a Formação de Competências na Educação Infantil: Uma Caminhada de Idas e Voltas. A partir das 9h30 está programada a palestra da professora Gilka Silva Pimentel – NEI/UFRN, também no auditório da UnP.        '                                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recadinho!!!
Obrigado pela visitinha!!!

Tudo de mim!!!!!