A leitura - ou a falta dela - tem sido uma preocupação intensa da Escola Municipal Eulina Augusta, escola do polo 15, vinculada ao Projeto Rede Potiguar de Escolas. Suas professoras mediadoras Anne Catherine e Maria do Céu tem se debruçado na promoção de ações para estabelecer a leitura literária como um carro-chefe da instituição: o propósito maior vai além de que os meninos gostem de ler e frequentem a biblioteca escolar, deseja-se que seja estabelecida uma relação de entendimento com o texto lido, um compromisso real com o objeto livro, que vá para além dos muros da escola. A vinda da escritora potiguar Salizete Freire à escola reafirmou o compromisso da instituição com a nobre causa. No dia 25 de novembro, a escritora foi recebida com uma faixa de boas vindas que a emocionou, segundo ela "já fui em muitas escolas, esse ano já contei 19, mas a maior emoção é estar com os pés na escola pública".
O ambiente não poderia ser mais sugestivo: objetos fazendo referência ao interior nordestino, caricaturas e recontos de suas obras por todos os cantos da escola, uma cadeira de balanço de onde a escritora respondeu às vásrias perguntas das crianças e um painel homenageando a obra "A lua no céu e ela na terra".
Salizete encantada com tanto carinho nos detalhes em sua homenagem |
Para agradecer a presença, a diretora Lúcia Balbino presenteou Salizete com flores vermelhas, dizendo "não ter tido o prazer de ter conhecido uma escritora na sua escola enquanto estudante e professora", mas agora como diretora estava emocionada em viver esse momento".
Angélica Vitalino, Profª Maria do Céu, Salizete Freire, Glória Oliveira e Marizete Amorim. |
A presença da secretária adjunta Marizete Amorim reforçou a importância que o município de Parnamirim tem dado ao projeto Rede Potiguar de Escolas Leitoras, entendendo que o sucesso da educação está atrelado a promoção da leitura nas escolas. Como disse a assessora Angélica Vitalino "essa é uma estratégia especial que, junto aos saraus, rodas de leitura, atos literários, formação de mediadores, tem como foco a formação do leitor". O projeto tem a parceria do Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE) e Instituto C&A.
Escritora Salizete sendo agraciada pela Diretora Lúcia Balbino e pela Secretária adjunta de Educação Marizete |
A escritora Salizete rodeada por leitores mirins da Escola Eulina |
Leitura em forma de encantamento |
Leitores mirins encantados com o livro de Salizete. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu recadinho!!!
Obrigado pela visitinha!!!