x_d56cc4f

sábado, 17 de março de 2012

Nomes para a Academia Norte-riograndense de Letras

O time de imortais da Academia Norte-riograndense de Letras está desfalcado, e das 40 cadeiras três estão vagas à espera das definições que deverão ser anunciadas ainda neste mês de março. A meta da instituição é preencher os lugares deixados por João Batista Cascudo Rodrigues, América Rosado e Enélio Petrovich ainda neste primeiro semestre. O processo para a escolha é cuidadoso e necessita que algumas etapas sejam cumpridas até a decisão final.
No momento, fala-se em quatro candidatos potenciais: o jornalista, escritor e político Agnelo Alves, o jornalista João Batista Machado, o pesquisador Benedito Vasconcelos Mendes e Pedro Simões, atual Presidente da Academia de Letras de Ceará Mirim - o nome do jornalista e escritor Tarcísio Gurgel foi descartado pelo próprio ter descartado sua condição de candidato. "São apenas indicações", adiantou o poeta e advogado Diógenes da Cunha Lima, presidente da ANL há quase 26 anos.

Segundo ele, Benedito poderá ser indicado à vaga que pertenceu a América Rosado, que por sua vez havia substituído Vingt-Un Rosado, por "ser muito próximo à Vingt-Un." Já para a vaga deixada por Enélio, cogita-se o nome de Agnelo Alves, "um nome importante que poderá ser aclamado por unanimidade. Mas é importante frisar que até agora é tudo especulação, não há nada definido", salientou o presidente. "Todos os nomes lembrados são brilhantes!"

Diógenes explicou que antes de qualquer trâmite a vaga precisa ser oficialmente considerada vaga: o protocolo exige que seja realizada solenidade em homenagem ao imortal que se ausentou para cogitar outros nomes para ocupar a cadeira disponível. "Durante a reunião realizada nesta quarta-feira (14), Dia da Poesia, prestamos as devidas homenagens à Enélio Petrovich e abrimos oficialmente a vaga deixada por ele", disse o presidente por telefone de Brasília, onde cumpria agenda de trabalho.

De acordo com Cunha Lima, para ser imortal da Academia o primeiro passo a ser dado pelo candidato é enviar requerimento formalizando o interesse em se agregar ao grupo. Em seguida, o requerente precisa reunir sua bibliografia e destacar uma obra como sendo de relevante valor cultural. "A partir disso, os três membros da comissão de ética da ANL analisa o pedido e encaminha para a presidência, que irá examinar se o candidato tem condições de concorrer a vaga", enumera o poeta e advogado, que considera a posição de imortal importante pela projeção que a Academia confere ao autor.

O presidente da ANL lembrou que Deífilo Gurgel chegou a ser convidado para ser membro da Academia mas recusou. "Estamos preparando uma grande homenagem para Deífilo por sua incansável dedicação, pelo conjunto de sua obra, por sua personalidade e sua importante contribuição para a Cultura do RN."

INSTITUTO HISTÓRICO

Outra instituição tradicional que também passa por renovação é o Instituto Histórico e Geográfico do RN. Presidido por Jurandir Navarro após o falecimento de Enélio Petrovich, o IHG/RN realiza solenidade de posse para 20 novos membros no próximo dia 29 de março, data em a entidade que comemora 110 anos de existência. Segundo Maria Lúcia da Silva, auxiliar da biblioteca do Instituto, a eleição para renovação da diretoria só deverá acontecer em março do próximo ano, qacaa vence o atual mandato.

Memória

A Academia Norte-riograndense de Letras foi fundada em novembro de 1936 por um grupo de escritores e intectuais liderados por Câmara Cascudo - na época eram apenas 25 cadeiras disponíveis, até o modelo francês de Academias, com 40 vagas, ser admitido. Antes da sede própria, localizada na rua Mipibu 443 em Petrópolis, a ANL chegou a funcionar no Instituto de Música, prédio onde hoje funciona a agência do Banco do Nordeste na Cidade Alta, e na Instituto Histórico e Geográfico do RN.

Vista como referencial literário, sua função original é dinamizar a cena cultural, sobretudo a literária - "missão nem sempre cumprida por falta de recursos", justificou o presidente.


Fonte Jornal Tribuna do Norte


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recadinho!!!
Obrigado pela visitinha!!!

Tudo de mim!!!!!