x_d56cc4f

quinta-feira, 29 de março de 2012

Projeto Cortez

"A impressão inicial é a que fica para sempre. Estamos diante de uma pessoa simples, humanista por excelência, extremamente preocupada com as pessoas ao seu redor, e com os valores que regem o espírito das sociedades contemporâneas. José Xavier Cortez, nordestino do mundo, nos destinos do mundo, nos conta que a cada dois anos realiza a Bienal da Família, um encontro que reúne todos os membros da extensa família. 105 pessoas. Sente um orgulho imenso disso. E fala de cada um com uma doçura e uma generosidade que emociona" Foi assim que, a Revista Fiandeira nº 2 - Edição de 15 de Novembro de 2009, caracterizou o Sr. Cortez.

Hoje posso confirmar e acrescentar algo a mais, um homem a frente do seu tempo, que acredita no poder transformador da leitura e que incentiva, cuida, para que isso não se perca, nem que seja em vão suas palavras, homem de atitude.
Em Parnamirim no ano de 2011, um encontro marcante que emocionou a todos os presentes na Roda de Leitura com Sr. Cortez, aconteceu na Escola Municipal Augusto Severo, o menino Jeferson que encantado pelo livro que havia lido Como um rio - O percusso do menino Cortez, recitou uma poesia baseando-se na história lida, para homenagear um homem no qual ele só conhecia através do livro, mas pelo qual tem uma grande admiração e carinho. Naquela manhã percebemos o quanto a leitura, a boa leitura, pode influenciar positivamente a vida de alguém. Foi um misto de encatamento, poesia, emoção, sensibilidade... Sentimentos que só a leitura pode nos proporcionar.

Jeferson que já se destacava pelo seu amor e habilidade com a literatura, nos tempo que era mediador mirim do Projeto Sopa de Letrinhas da Escola Municipal Profª Íris de Almeida Matos, hoje é convocado pelo Sr. José Xavier Cortez, para ampliar esse percusso, para fazer outras crianças e adultos do bairro, se encantarem pela literatura. Através de contatos realizados entre a família e o Sr. Cortez surge o Projeto Cortez, onde a cada mês a editora estará enviando para Jeferson, o embaixador de leitura literária do Monte Castelo (Assim batizado, pela Representante da Rede Potiguar de Escolas Leitoras em Parnamirim/RN, Angélica Vitalino) livros para a promoção da leitura literária no bairro.

A Escola Municipal Professora Íris de Almeida, que faz parte da Rede Potiguar de Escolas Leitoras, abrirá um espaço exclusivo na Sala de Leitura, para o desenvolvimento desse Projeto, a pedido do próprio Jeferson. Aliás um pedido que jamais lhe seria negado, pois o diferencial desta escola é favorecer a promoção da leitura,
como fonte de conhecimento e lazer.
Assim sendo algumas providencias já estão sendo tomadas como a pintura do espaço, organização, cronograma de visitas e de atividades que serão desenvolvidas, inclusive aos sábados.

Em breve estarei postando aqui mais novidades sobre o Projeto Cortez.

Jeferson e Sr. Cortez.

Como um rio - O percusso do menino Cortez




Conheça o site da Livraria Cortez: http://www.livrariacortez.com.br/noticias_029.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recadinho!!!
Obrigado pela visitinha!!!

Tudo de mim!!!!!